Começas hoje um novo ano escolar. Não importa se é a primeira vez de sempre ou se é a primeira vez de muitas. Quero apenas lembrar-te o que sempre te lembrei e sempre te vou lembrar: Sê feliz!
Não peço que sejas o melhor aluno, que tenhas as melhores notas, que sejas um exemplo para os teus colegas. Não te peço que tenhas um comportamento irrepreensível, que comas a comida toda, que te antecipes aos pedidos dos teus professores, que cumpras todas as regras, que faças muitos amigos.
E não peço apenas porque sei que o farás. Sei o que em casa te ensinamos com o nosso exemplo e com as conversas que temos contigo e com os teus irmãos. Sei que és capaz de pensar por ti e sabes fazer as tuas próprias escolhas. Sei que nem sempre sabes a resposta certa e nem sempre fazes o que deves fazer, mas sei que sabes lidar com as consequências. Sei que és capaz de pensar em ti e para além de ti. Sabes que não estás sozinho e que a escola é um mundo onde diariamente encontras desafios, obstáculos, motivações, vitórias, desilusões, inseguranças. E sabes que no final do dia eu estarei lá para te abraçar. Seja um abraço de orgulho pelas tuas conquistas, seja um abraço de consolação pelo quão difícil foi o dia.
Sabes que podes contar-me o que quiseres, podes remeter-te ao silêncio ou dizer “dá-me o teu colo mamã". Eu vou lá estar para te apoiar, felicitar ou repreender.
Apenas sê feliz. Se o fores, sei que terás boas notas. Não têm que ser excelentes, apenas o melhor que conseguires. Se fores feliz, terás um bom comportamento. Pode não ser irrepreensível, afinal és uma criança e não tens que ser perfeito. Mas sabes respeitar os outros e sabes respeitar as regras. Se fores feliz, terás amigos. Não tens que ser o mais popular mas terás a quem recorrer nos momentos mais difíceis e com quem partilhar as tuas alegrias.
Sê feliz porque é isso que a escola ensina: aprender a ser um adulto feliz porque um adulto feliz empenha-se no que faz, sente-se realizado, vive consciente de si e para além de si, cumpre regras porque assume os seus compromissos e não por ter medo das consequências.
Sê feliz, meu amor porque eu também sou feliz!