PSICOLOGIA


Esta especialidade pretende dar resposta às problemáticas que vão surgindo ao longo da vida e com as quais nem sempre é fácil lidar sem recorrer a apoio especializado. 

Crianças

Ao longo do desenvolvimento da criança surgem comportamentos que são inicialmente desvalorizados e que acabam por ser alvo da preocupação dos diversos educadores. Muitas vezes, o problema não é recente e é fundamental analisá-lo e pensá-lo com o auxílio de um especialista.
Alertamos em particular para a importância da consulta de rotina em Psicologia durante a infância na medida em que constitui um apoio ao desenvolvimento, permitindo compreender o tipo de maturação que está a ocorrer e contextualizar a intervenção parental. 
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Adolescentes

A adolescência é pautada por um conjunto de transformações físicas, sociais e psicológicas que têm um impacto significativo na vivência dos adolescentes e, muitas vezes, com repercussões na vida adulta. Os problemas de identificação, de integração, isolamento, os conflitos familiares, a problemática da imagem corporal e da auto-estima, o processo de escolha de um curso são situações inerentes a este período e nem sempre são ultrapassadas de forma pacífica.

Adultos

A idade adulta está longe de ser a idade da estabilidade por excelência. As vivências e experiências marcam, de uma ou outra forma, a maneira de estar na vida enquanto adulto e nos diferentes contextos: conjugal, familiar, social, laboral. Surge também um conjunto de situações novas com as quais é imprescindível lidar, novos desafios para os quais nem sempre estamos preparados. Organizar comportamentos, confrontar-se com as situações, expressar emoções, adequar os recursos nem sempre é fácil e nem sempre resulta de forma eficaz. Muitas vezes, o recurso ao companheiro/a, aos familiares e aos amigos revela-se infrutífero e parece confirmar a dificuldade em resolver aquela dificuldade. A psicoterapia poderá ajudá-lo/a a desenvolver os recursos necessários para lidar com os obstáculos que a vida coloca no caminho.
Problemas frequentes

Adultos
Ansiedade Generalizada. Humor depressivo, tristeza prolongada. Insegurança perante situações quotidianas (encontros sociais, trabalho, conduzir...). Medos e fobias (sair à rua, transportes públicos, elevadores, solidão, animais, morte...). Perturbação emocional (descontrolo, apatia, imaturidade, instabilidade de humor, irritação…). Dificuldades na socialização. Situações de luto. Problemas na relação com os filhos. Problemas do foro sexual. Distúrbios Alimentares (obesidade, compulsão, bulímia, anorexia). Comportamento obsessivo. Mal-estar psicológico.

Crianças e adolescentes
Insucesso escolar. Dificuldades de aprendizagem. Comportamentos agressivos. Comportamentos bizarros. Hiperactividade. Timidez. Perturbação emocional (descontrolo, apatia, imaturidade, instabilidade de humor…). Dificuldades na socialização. Sobredotação. Fobia escolar.

Consulta de Psicologia

A Consulta de Psicologia é o primeiro momento de encontro entre o paciente e o psicólogo. Permite avaliar a situação e propor uma intervenção, se for esse o caso. Se necessário, será feito um processo de avaliação psicológica, com o objetivo de determinar com maior exatidão as razões das dificuldades sentidas. Após a compreensão dos problemas principais, será proposta a intervenção que mais se adequa à pessoa. As primeiras consultas de Psicologia na Clipsiform abrangem a consulta de jovens, de adolescentes e de adultos.
Muitas pessoas recorrem a um psicólogo em situações e momentos específicos da sua vida, com o objectivo de reflectir acerca de aspectos particulares. Embora seja privilegiada uma abordagem mais ampla, onde se reconhece que um problema pontual poderá ter na sua base um conjunto de questões mais profundas, procuramos responder às necessidades de quem se dirige aos nossos serviços. Assim, a Consulta de Psicologia também tem como objetivo esclarecer e a dar resposta a aspectos específicos relacionados com dificuldades do foro emocional ou relacional, práticas parentais, o exercício profissional, entre outros.
As consultas de psicologia decorrem num clima de total confidencialidade e privacidade.

Psicoterapia

A Psicoterapia é um processo relacional psicoterapeuta-paciente, que tem como objetivo tratar ou resolver os problemas apresentados, eliminando os sintomas. Pretende devolver a qualidade de vida que já se teve, ou desenvolver a qualidade de vida para as pessoas onde esta parece nunca ter estado presente. Tenta promover-se a calma e uma autoestima equilibrada, melhorando a relação consigo, com os outros e com o mundo.
A Psicoterapia está indicada para várias faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes e adultos. A sua periodicidade e duração são definidas em função das necessidades das pessoas. 
O trabalho realizado com os adultos ao longo das sessões pretende promover uma maior auto-conhecimento com o objetivo de, numa fase posterior, poder gerir quer os seus recursos, quer as suas dificuldades, de forma adaptada e eficaz sem prejuízo para o próprio ou para os outros. 
No caso das crianças, e embora os objectivos gerais sejam semelhantes, recorre-se à Ludoterapia ,onde os brinquedos são privilegiados como forma de garantir a interacção, dada a incapacidade da criança em utilizar a linguagem como veículo de expressão e compreensão.

Avaliação Psicológica

A avaliação é um momento particularmente importante na medida em que permite não só ao técnico de saúde Mental como ao próprio paciente um maior conhecimento das características de personalidade de quem procura ajuda. Baseada na administração de instrumentos de avaliação psicológica específicos e seleccionados com base na problemática apresentada, fornece informação relativamente à organização e ao funcionamento geral do indivíduo (criança, adolescente, adulto) de forma a permitir não só a contextualização e compreensão dos sintomas apresentados mas essencialmente a definição da intervenção. Inclui a devolução de resultados oral em contexto de consulta e a devolução do relatório escrito.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal é indicada para casais que se encontram num período de maior dificuldade no seu relacionamento. Por vezes, comunicação negativa, conflitos intensos e frequentes, dificuldades na adaptação a transições de vida (p.e., nascimento de filhos), conflitos com a família de origem, situações de infidelidade ou dificuldades sexuais são exemplos de motivos que podem levar um casal a procurar apoio. A Terapia de Casal destina-se a casais adultos heterossexuais e homossexuais, em situação de namoro, casamento, ou união de facto.
A Terapia de Casal tem como principais objetivos ajudar o casal a identificar padrões de interação disfuncionais que causam sofrimento, permitindo encontrar alternativas e traçar objetivos que visem um relacionamento mais adaptativo e saudável.

Avaliação do Desenvolvimento

O conhecimento científico tem vindo a comprovar a importância de uma avaliação global da criança em momentos particulares do desenvolvimento, permitindo despistar problemas posteriores e optar dessa forma por uma intervenção preventiva. A criança é avaliada nas suas diferentes dimensões (cognitiva, intelectual, social, emocional), sendo depois averiguada a necessidade ou não de trabalhar algumas áreas bem como do envolvimento dos diferentes educadores. De notar a sua obrigatoriedade em situações que requerem a antecipação/ adiamento da entrada para o 1º ciclo, sendo de realçar a necessidade da criança estar acima dos parâmetros esperados para a sua faixa etária em todas as dimensões avaliadas, estando patente que permitir que a criança acompanhe o grupo baseando-se apenas na sua idade cronológica traz prejuízos para o seu desenvolvimento e não promove que o mesmo decorra de forma positiva. A título de exemplo, salientamos uma situação comum em que nos deparamos com crianças que “sabem” muito e revelam um conhecimento elevado relativamente a várias áreas. No entanto, uma avaliação precisa e rigorosa revela que este desempenho decorre do investimento no conhecimento com comprometimento da relação com os outros, com implicações no domínio afectivo.


Orientação Escolar e Vocacional

A inserção no contexto escolar implica também a tomada de decisões. Se umas são mais fáceis de tomar e acabam por ser mais ou menos óbvias e limitadas à disponibilidade do estabelecimento de ensino (escolha de línguas estrangeiras), outras acabam por se revelar mais difíceis. Deste modo, o conhecimento das próprias competências e aptidões, a definição e exploração dos próprios interesses e o confronto com o próprio funcionamento adquirem suma importância e não devem ser descurados neste processo. Embora o processo esteja pensado apenas em 3 sessões (entrevista, avaliação e devolução), a nossa prática tem revelado a pertinência de incluir uma ou duas sessões adicionais de forma a facilitar e orientar o processo de exploração quer do mundo profissional, quer do Ensino Secundário/ Superior.

Consulta de Sexologia

Apesar de persistirem uma série de mitos e tabus relativamente às questões de ordem sexual, a verdade é que esta não pode ser descurada. A nossa experiência tem demonstrado como este é um tema recorrente nas consultas individuais e como reflecte (e se reflecte) a relação com o parceiro/a. Deparamo-nos não só com dificuldades e problemas concretos como a disfunção eréctil, a ejaculação precoce, o vaginismo mas também questões intrínsecas à sexualidade em si e à forma como esta é vivenciada e experienciada por cada um dos elementos de forma individual e por ambos enquanto relação. Intimamente ligada a outras problemáticas como a depressão, a ansiedade, os problemas de relacionamento ou surgindo de forma isolada, a consulta de sexologia clínica constitui uma das modalidades de intervenção proposta e que pode consistir numa consulta individual ou onde ambos os parceiros estão presentes. Propomos ainda a intervenção em pequeno grupo (formados por um máximo de 3/4 casais) sendo que a ênfase se centra na discussão de dúvidas e questões subjacentes a esta temática sob a orientação de um técnico de saúde.
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